Telefonia em nuvem: como funciona e quais as vantagens
A telefonia em nuvem vem se tornando uma das soluções mais implementadas pelas empresas no intuito de otimizar os seus processos, tanto para a comunicação interna como também no atendimento ao público.
No entanto, diversos são os fatores que podem impactar na produtividade de uma organização, mas certamente um dos mais importantes é a adoção de um sistema de comunicação de qualidade.
Em nosso artigo, vamos explicar como funciona e quais são as vantagens da telefonia em nuvem para seu negócio. Confira!
O que é telefonia em nuvem?
O serviço de telefonia em nuvem pode ser adotado em diferentes modelos de empresas, possibilitando assim que transfiram toda a rede de telefonia para a internet.
Como resultado, a empresa passa a operar sem que seja preciso montar uma estrutura física para seu completo funcionamento, como por exemplo PBX e cabeamentos dedicados à telefonia.
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Como funciona a telefonia em nuvem?
Os sistemas de telefonia, são amplamente utilizados em escritórios, clínicas e call centers. Conhecidas como centrais telefônicas, possibilitam o gerenciamento de ligações, distribuição de chamadas por ramal e conexão entre os setores.
Otimizando assim a realização do atendimento ao cliente e comunicação corporativa e assegurando a qualidade dos serviços prestados.
A telefonia em nuvem, pode ser compreendida como uma central telefônica que possui hospedagem nos servidores de internet. Esta é uma tendência que vem sendo adotada por muitos outros sistemas de comunicação, que estão deixando de operar de forma analógica e se tornando digitais.
Por meio da adoção da tecnologia chamada cloud computing que em portugues significa computação em nuvem. Esta inovação possibilita que seja usado todos os recursos existentes na internet.
Além disso, o não armazenamento de dados e informações em um local fixo e a utilização da cloud computing, como por exemplo, a telefonia em nuvem possibilitam que o acesso aos dados da empresa sejam feitos de qualquer lugar do mundo.
A atualização deste serviço também ocorrerá de forma online e em tempo real, desde que estejam conectados à internet.
Quais as principais vantagens da telefonia em nuvem empresarial
Antes de optar pela adoção do sistema de telefonia em nuvem, é preciso conhecer os seus benefícios. Confira a seguir quais são:
Custos menores
A primeira vantagem que podemos listar em adotar esta nova tecnologia está na redução de gastos.
Uma vez que a sua implementação não exige a utilização de novos equipamentos, além dos que estão disponíveis na internet. Com a adoção da ferramenta VoIP, por exemplo, é possível reduzir consideravelmente os valores com ligações interurbanas.
Maior produtividade
Por meio da telefonia em nuvem, os profissionais de uma empresa passam a ter acesso ao sistema de telefonia por meio de qualquer dispositivo que tenha acesso a internet.
Fator este que possibilita o aumento em produtividade para as instituições, já que seus colaboradores não precisarão estar em um local fixo, para que possam realizar atendimento de seus clientes e fornecedores.
Integração de sistemas
A terceira vantagem do uso da telefonia em nuvem empresarial é a possibilidade da conexão com outros sistemas usados por um negócio como bancos de dados e CRM.
Por outro lado, a integração de sistemas também facilitará o compartilhamento de informações, relatórios. O que pode proporcionar a redução de gastos com tarefas repetitivas, como por exemplo o encaminhamento de vários e-mails.
Flexibilidade
O aumento das atividades empresariais podem resultar no aumento da utilização da telefonia corporativa. Com a utilização da tecnologia VoIP é possível fazer a inclusão de novos colaboradores, ramais de atendimento, sem a cobrança de gastos extras.
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Como implementar a sua empresa
Agora que o leitor já compreende como funciona e quais os principais benefícios da telefonia em nuvem, pode estar se perguntando como fazer a implementação deste tipo de solução em sua empresa.
Para que todo o processo seja feito de forma segura é preciso contratar uma empresa especializada que preste serviços de qualidade e confiança.
A seguir, confira quais são os pontos a serem observados antes de fazer a contratação deste serviço:
- Credibilidade no mercado;
- Infraestrutura de telefonia usada pela empresa;
- Qualidade do suporte oferecido;
- Velocidade da sua internet.
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